Viação São Luiz

Dicas de Viagem

Passagem

Recomenda-se que adquira sua passagem com o máximo de antecedência possível para garantir seu lugar no carro e evitar transtornos, principalmente em períodos de férias ou em feriados prolongados.

É aconselhável que para sua maior comodidade adquira a passagem de retorno no momento da compra da passagem de ida. Isso além de lhe proporcionar comodidade e segurança pode possibilitar melhores condições de pagamento.

Embarque e Desembarque

Para uma viagem tranquila é preciso que o cliente esteja atento a algumas recomendações:

  • Apresentar-se para embarque com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido do bilhete de passagem, documento de identificação pessoal com foto (Cédula de identidade, Carteira de trabalho, CNH, etc.) e da ficha de identificação devidamente preenchida;
  • Verificar junto à agência sua plataforma de embarque;
  • Dirigir-se primeiramente ao bagageiro para etiquetar e guardar as bagagens;
  • Ao desembarcar fique atento para não esquecer pertences e apresente os comprovantes de bagagem para a retirada das mesmos;
  • Em caso de extravio de bagagem, comunicar a empresa no momento do desembarque.

Bagagens

Cada cliente tem a permissão para transportar no bagageiro, bagagens com até 30 (trinta) quilos de peso total e volume máximo de 300 (trezentos) decâmetros cúbicos, limitada a maior dimensão de qualquer volume a um metro e no porta-chapéus 05 (cinco) quilos de peso total, com dimensão que se adapte aos mesmos, desde que não sejam comprometidos o conforto, segurança e a higiene dos demais usuários.

O excesso de bagagem será cobrado à parte.

Somente as bagagens transportadas dentro dos bagageiros estão sujeitas a indenização nos casos de extravio, perda ou danos.

É proibido o transporte de produtos considerados perigosos indicados na legislação específica (art. 5º da norma complementar 10/98), que por forma ou natureza comprometam a segurança do ônibus, de seus ocupantes ou de terceiros, sendo proibido, tanto no bagageiro, quanto no porta-chapéus, o transporte de artefatos considerados perigosos, como por exemplo: armas de fogo, tintas, combustíveis, botijão de gás (vazio ou cheio), qualquer tipo de objeto de motor à combustão, televisão e computadores (exceto os que estiverem em embalagem original de fábrica).

Ao desembarcar fique atento para não esquecer pertences e apresente os comprovantes de bagagem para sua retirada.

Desistência da Viagem

Caso desista da viagem você pode trocar ou até devolver o seu bilhete. Para isso é necessário que compareça em uma de nossas agências autorizadas: Para o caso de troca será emitida uma nova passagem com nova data e horário de embarque. Para o caso de devolução será necessário o preenchimento de uma declaração de devolução de passagem com todos seus dados e conta corrente em que deseja que o valor da passagem seja creditado num prazo de até 30 dias.

Transporte de Animais

A São Luiz visando o conforto e a satisfação de todos os clientes e em cumprimento à Instrução Normativa nº 18, de 18 de julho de 2006 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segue um padrão de normas no que se refere ao transportes de animais no serviço rodoviário.

Para o trânsito de cães e gatos, os animais deverão estar em caixas ou gaiolas apropriadas e acompanhados de atestado sanitário emitido pelo médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem do animal. O atestado deverá comprovar a saúde do animal e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização anti-rabica.

Para o trânsito de demais animais (não descritos acima), serão necessários:

  1. Carteira de vacinação atualizada;
  2. O proprietário deverá requerer junto a um veterinário, um atestado sobre a saúde do animal;
  3. De posse dos documentos acima, o interessado deverá procurar o E.D.A. Escritório da Defesa Agropecuária ou outro órgão que o substitua para requerer a G.T.A Guia de Transporte de Animal;
  4. A G.T.A. tem validade apenas para um sentido da viagem, não é válida para ida e volta.

Em todos os casos, no retorno serão necessários os mesmos procedimentos anteriores, bem como o animal será transportado somente no bagageiro do ônibus, sendo necessário:

  1. Acondicioná-lo em uma caixa ou gaiola apropriada;
  2. É recomendável que o proprietário tranqüilize o animal mediante uso de medicamentos específicos, preescritos pelo médico veterinário.
  3. Que nas paradas feitas durante a viagem esteja atento à situação do animal, como: alimentá-lo, etc...
  4. A Empresa São Luiz em nenhuma hipótese se responsabilizará pelo estado do animal, se este vier a adoecer ou morrer.

Embarque e Desembarque (crianças e adolescentes):

Crianças com até 05 (cinco) anos não pagam passagens, desde que não ocupem poltronas, portanto, crianças com 06 (seis) anos pagam normalmente.

A justiça difere criança e adolescente da seguinte forma: Criança: de zero a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade; Adolescente: de 12 a 18 anos de idade.

Nos termos da lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente:

Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável legal, sem expressa autorização da Justiça da Infância e da Juventude, exceto quando:

Acompanhada de ascendente (avós, bisavós) ou colateral maior de 18 anos até o 3º grau (irmãos ou tios), sendo necessária a apresentação de um documento da criança (R.G. ou certidão de nascimento) juntamente com a identidade do acompanhante, para provar documentalmente o parentesco;

Acompanhada de pessoa maior de 18 anos, expressamente autorizada pelos pais ou responsável legal, através da declaração com firma reconhecida em cartório acompanhada de cópia do RG do outorgante e da Certidão de Nascimento ou Identidade (RG) da criança. É preciso que a declaração contenha: qualificação da criança e genitores, o motivo, destino e duração da viagem.

Tratar-se de viagem à Comarca contígua à da residência da criança se na mesma unidade da federação ou ainda na mesma região metropolitana;

Adolescente em todo território nacional poderão viajar normalmente portando somente a Identidade Oficial (Registro Geral) ou a Certidão de Nascimento.
Lembrando que o R.G. escolar não é aceito como documento oficial para embarque.

Descontos para estudantes

Nas linhas Intermunicipais e Interestaduais em que operamos não existe Legislação para a concessão do benefício do desconto para estudante.

Atendimento

Veja Também

Viação São Luiz Ltda
Rua Elmano Soares, 904 - Centro
CEP 79602-020 - Três Lagoas/MS

SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor e
Pessoas com deficiência auditiva ou de fala
0800 725 7711